que vergonha... os gringos sao "tão rudes e críticos quanto os franceses"

07/07/2008 - 14h07
Franceses são os turistas europeus mais odiados, diz pesquisa
da Folha Online
Os franceses foram eleitos os turistas mais odiados entre os europeus em uma pesquisa realizada pelo braço francês do site Expedia, especializado em viagens. Em termos mundiais, eles ficaram atrás apenas dos indianos e dos chineses.
Segundo o levantamento, publicado no site da revista "Time", os franceses são considerados desagradáveis não apenas fora de seu país: na própria França, eles ficaram em penúltimo lugar no ranking de popularidade dos viajantes.
A pesquisa aponta os compatriotas de Nicolas Sarkozy como grosseiros, reclamões e desrespeitadores dos costumes locais, além de pães-duros e incapazes ou não interessados em se comunicar em outras línguas.
O primeiro lugar da lista de popularidade mundial é ocupado pelos japoneses, considerados os mais educados, silenciosos e limpos. Depois vêm os alemães, britânicos e canadenses. Os norte-americanos ficaram na 11ª posição.
Os dados foram levantados em 4.000 hotéis na Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Canadá e Estados Unidos. Foi solicitado aos participantes que listassem os clientes por nacionalidade e critérios como comportamento geral, educação, tendência a reclamar, desinteresse pelo idioma local, generosidade, asseio, discrição e elegância.
Muitas das respostas apenas confirmaram o que já se sabia --os italianos, por exemplo, foram eleitos os mais elegantes--, enquanto outras trouxeram surpresa, como o esforço campeão dos norte-americanos para se comunicarem na língua local.
Os turistas dos Estados Unidos, porém, deixaram a desejar em outros quesitos. Eles foram considerados quase tão rudes e críticos quanto os franceses.

Comments