Narrativa da história das Minas Gerais em "O Círculo do Ouro" emociona público


Narrando as descobertas de ouro nas Minas Gerais e o grande número de migrantes para o sertão, o espetáculo "O Círculo do Ouro" conta a saga do povo que luta pela sobrevivência em terras mineiras.

A peça, apresentada ontem, às 20h, no Teatro Ouro Preto no Centro de Artes e Convenções da UFOP, busca entender como a descoberta do ouro nas minas contribuiu para a construção de uma "unidade" da população local. Tudo acontece em Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto, na época dos grandes impostos, escravidão e lutas pela liberdade.

Para a diretora Regina Bertola, a apresentação do espetáculo! em Ouro Preto, no momento em que se comemoram 300 anos das Vilas de Minas, é inesquecível: "Nunca mais a gente [o grupo Ponto de Partida] vai esquecer essa noite, em que celebramos com vocês", disse, emocionada, após ser aplaudida de pé pelo público que lotava o Teatro.

"O Círculo do Ouro"
é resultado de três anos de pesquisa realizada nas cidades de Ouro Preto, Congonhas e Tiradentes. O grupo Ponto de Partida, natural de Barbacena, idealizou o espetáculo apresentado no Festival de Inverno, a fim de comemorar seus 30 anos de existência.

Texto: Bárbara Zdanowsky
Foto: Marcelo Tholedo

Comments