Thursday, December 15, 2011

Andifes se reúne com presidente da República, Dilma Rousseff

Andifes se reúne com presidente da República, Dilma Rousseff
15-Dez-2011
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu com a presidenta da República Dilma Rousseff, dia 13 de dezembro no Palácio do Planalto, para estabelecer compromissos com o futuro da educação brasileira e expansão das universidades federais. Esta reunião consolidou uma prática iniciada no governo anterior de encontros anuais do Presidente da República com a Andifes.

Em nome de todos os reitores, o presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP), lembrou a presidenta do papel fundamental que têm as universidades federais na formação e qualificação de pessoas para o país. “Em qualquer região desse país temos a missão de formar as elites dirigentes dos setores público e privado. Produzimos ciência sem fronteiras e atendemos milhões de brasileiros na saúde pública”, afirmou o presidente.

João Luiz lembrou que no ano de 2003 a Andifes apresentou ao então presidente Lula uma proposta para expansão das universidades federais, o Reuni – Programa de Expansão e Reestruturação das Ifes. Este programa foi implantado e concretizou um crescimento elevado na rede de universidades federais, de mais cursos, alunos, docentes e servidores.

No entanto, o presidente da Andifes acrescentou que apesar dos avanços com o Reuni ainda é reduzida a escolaridade dos jovens que ingressam no ensino superior. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD/IBGE) apenas 30,3% dos jovens de 18 a 24 anos declaram estudar e apenas 14,4% estão matriculados no ensino superior em 2009. Além disso, o fluxo na educação básica é baixo. “Temos por ano, três milhões de vagas no vestibular, todavia apenas um milhão e setecentos alunos concluem o ensino médio. Precisamos fortalecer a nossa base”, disse João Luiz.

Em seguida foi apresentado a relevância do Projeto de Lei 2.134/2011 que cria cargos para as universidades federais que tramita no Congresso Nacional. João Luiz falou que a aprovação deste Projeto ainda este ano é fundamental para consolidação da expansão com qualidade.

A presidenta da República Dilma Rousseff disse que quer se reunir novamente com os reitores para criar um Plano estratégico para as universidades federais.

Instrumentos para Expansão
A Andifes apresentou uma proposta de diretrizes para uma nova expansão da educação superior, resultado de um amplo debate entre reitores, seus colégios e fóruns de pró-reitores das universidades federais, que são:

1. Promover as alterações que forem necessárias no ensino de graduação e de pós-graduação de modo a aprimorar as condições da formação cidadã, com ênfase nos valores éticos e cívicos que devem nortear a vida numa sociedade justa e democrática;
2. Aumentar as vagas de ingresso na graduação, em áreas estratégicas, bem como no período noturno;
3. Aumentar a oferta de vagas nos cursos de mestrado e doutorado (considerando a diminuição das desigualdades regionais);
4. Ampliar a oferta de mestrados profissionais temáticos nacionais em rede:
5. Reduzir as taxas de evasão;
6. Ampliar os programas de mobilidade estudantil (nacional e internacional);
7. Ampliar as políticas de inclusão, assistência e permanência estudantil;
8. Elevar as taxas dos concluintes da graduação e da pós-graduação;
9. Diminuir as desigualdades de ofertas de educação superior entre as diversas regiões do país;
10. Promover uma maior internacionalização da pesquisa e da pós-graduação brasileira;
11. Ampliar o financiamento do sistema de educação à distância;
12. Formar professores, intensificar e aprofundar o relacionamento da Educação Superior com a Educação Básica visando atender as demandas por professores da Educação Básica em áreas carentes e estratégicas;
13. Intensificar as atividades de extensão em áreas de grande pertinência social (alfabetização, nutrição, segurança pública, geração de emprego e renda, formação de agentes de políticas sociais, cultura, artes);
14. Criar programa de “Incubação” de cursos de pós-graduação;
15. Apoiar iniciativas de valorização de empreendedorismo na pós-graduação;
16. Ampliar programas institucionais de iniciação científica e tecnológica;
17. Estabelecer, entre as universidades federais, estados, DF e municípios uma colaboração efetiva, dentro dos objetivos finais da universidade, ensino, pesquisa e extensão.
18. Estabelecer uma política específica de relacionamento acadêmico com as empresas no âmbito da educação continuada de recursos humanos e a busca do estreitamento da pesquisa aplicada no sentido de facilitar a inovação na cadeia produtiva.

Confira o pronunciamento do presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins.

(Informações da Andifes)

No comments:

Copyright 2011 by Daniel C. Orey All rights reserved. No part of this website may be reproduced or utilized in any form or by any means, electronic or mechanical, including photocopying, recording, or by any information storage and retrieval system, without permission in writing from the author.