Professor do CEAD/UFOP participa do congresso ICME-12 na Coréia do Sul



Professor do CEAD/UFOP participa do congresso ICME-12 na Coréia do Sul

15-Ago-2012
O professor Milton Rosa, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), participou de 08 a 15 julho de 2012, no COEX, em Seul, na Coréia do Sul, do congresso ICME-12, patrocinado pelo International Commission on Mathematical Instruction (ICMI).

Prof. Rosa participou de dois grupos de estudo, o TSG 17 - Mathematical Applications and Modelling in the Teaching and Learning Mathematics e o TSG 36 – The Role of Ethnomathematics in Mathematics Education. Prof. Rosa apresentou dois trabalhos que são frutos do desenvolvimento de sua recente pesquisa, em conjunto com Prof. Orey do CEAD, na área de etnomatemática e modelagem, denominada etnomodelagem.

A apresentação do Prof. Rosa para o TSGG 17 teve o título de "Ethnomodeling: a research concept on mathematical modelling", que discutiu sobre os aspectos êmico, ético e dialético da pesquisa em etnomodelagem enquanto que a apresentação para o TSG 36 teve o título de "Ethnomodeling as a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices", que discutiu como utilizar a etnomodelagem para descongelar práticas matemáticas desenvolvidas em diferentes grupos culturais.

Na pesquisa desenvolvida por Prof. Rosa e Prof. Orey, a aplicação da teoria da etnomatemática com as ferramentas e técnicas utilizadas pela modelagem matemática permitem a percepção holística da realidade, que fornece pontos de vistas diversos e distintos para que se possam utilizar conceitos matemáticos ao se adicionar aspectos culturais ao processo da modelagem matemática.
 

http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11357&Itemid=196

Comments