Professores do CEAD/UFOP participam de congresso em Londres

Professores do CEAD/UFOP participam de congresso em Londres
22-Jun-2012
 
Os professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), participaram do congresso Anthropology in the World, que foi realizado entre os dias 8 e 10 de junho no British Museum, em Londres.
 
A conferência foi composta por 32 painés, duas plenárias e duas sessões paralelas de cinema sobre estudos relacionados com a antropologia, em suas mais diversas áreas de pesquisa, que estão sendo conduzidas no mundo.

Os professores Orey e Rosa participaram do painel P04, intitulado Multimathemacy: an Anthropoly of Mathematical Literacy, apresentando o desenvolvimento de sua recente pesquisa na área de etnomatemática e modelagem, denominada etnomodelagem.

A apresentação dos professores foi intitulada de Ethnomodeling as an anthropological research concept o n ethnomathematics and mathematical modeling, que discute sobre os aspectos êmico, ético e dialético da pesquisa em etnomodelagem.

Nesse tipo de pesquisa, a aplicação das técnicas da etnomatemática com as ferramentas da modelagem permite a percepção de uma realidade diferente, que fornece pontos de vistas diferenciados para que se possa praticar uma matemática holística, adicionando aspectos culturais ao processo da modelagem.
 
Atualizado em ( 22-Jun-2012 )      
 

Comments