Via Chico Alencar: EU NUNCA PODERIA PENSAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR


A faixa pedindo por "Basta de Paulo Freire", levada às manifestações do último domingo, choca, fere, desilude. E gera a pergunta: por que tanto ódio em relação a Freire?

Paulo não é só educador respeitado no mundo inteiro e um dos nossos teóricos mais traduzidos, contando com um andar inteiro somente seu em uma das bibliotecas de Harvard, mas também
um ser humano de lições contagiantes.

Defensor de uma educação prática, emancipadora, horizontal e dialógica, Freire é um dos bastiões da busca de um ensino que seja cidadão, democrático, crítico e que promova autonomia nos educandos; de escolas que não sejam meras fábricas de reprodução, mas criadoras de processos de transformação pessoal e coletiva.

É também inspiração para nossa atuação política, desde a luta das associações de moradores, passando pela docência, e chegando às trincheiras da luta parlamentar. Como diria Freire, acreditamos que a busca da liberdade é o eterno processo de libertar-se, não sozinho, mas em comunhão. Em diálogo aberto, pedagógico e franco com o/a outro/a.

Reforçamos a importância do pensamento desse grande educador, assim como aproveitamos a oportunidade para divulgar sua obra completa, disponibilizada pelo Centro de Referência Paulo Freire.


Confira no link, compartilhe o saber: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/04/obra-completa-de-paulo-freire-gratis-para-download.html

Comments