I just returned from visiting Coromandel & Lagamar, MG // Acabei de regressar de Coromandel e Lagamar, MG

For those that cannot read the World's Most Beautiful Language, an English version follows the Português:


Acabei de regressar de uma visita a dois polos, depois de uma longa viagem de 9 horas via Belo Horizonte através de montanhas cheias de quilômetros e quilômetros de café, trigo, girassóis, sorgo e planícies cobertas de cana de açúcar.

Fui com o diretor do CEAD, Jaime (eu tinha que ensinar-lhe o termo "riding shot gun"), quem deu três palestras de final de curso, uma tradição na qual a turma que está se formando recebe como último adeus uma "aula de despedida”. Enquanto isso estava acontecendo, fui para outra sala de aula e observei o Milton ensinando LIBRAS, com outro professor, através de vídeo e web-conferência, em Ouro Preto, para alunos de pedagogia de 14 polos.

Essas palestras tiveram lugar em cidades muito pequenas ... provavelmente do tamanho de Yreka ou Weed na California... tão longe de qualquer universidade... Duas turmas de pedagogia e uma da administração pública... Os prefeitos e os secretários de educação compareceram e a TV local de Coromandel apareceu para entrevistar todos e filmar o evento.

Foi muito emocionante, muitos de nós foram levados às lágrimas pelos alunos que são muito, muito doces e humildes e que manifestaram o seu apreço para o Jaime e para a universidade.

Muitos alunos disseram-nos que, no início, eles estavam muito frustrados por causa dos problemas que, inicialmente surgiram (essas são as primeiras turmas de alunos de graduação após quatro anos de estudo na modalidade a distância) com a utilização dos recursos tecnológicos.

Contudo, os comentários desses alunos foram categorizados nos seguintes temas:

1.        Crescimento pessoal – anteriormente, esses alunos nunca tiveram uma oportunidade de acesso às possibilidades de crescimento pessoal que a universidade trouxe para eles.

2.       Autonomia e auto-estima – para eles, a princípio, a formalidade e a organização eram estranhos, muito difícil, mas, eles se desenvolveram devido à natureza da Educação Distância (EAD) que ensinou-lhes que eles somente têm que depender deles mesmos para aprender, avançar e crescer. Acho isso extraordinário, pois é uma postura muito “freireana”, na qual os alunos podem perceber o próprio senso de poder. Isso, para eles, representa, realmente, um privilégio.

3.       Serem capazes de se desenvolverem – O Brasil rural não é tão diferente dos EUA rural, pois longe das cidades sofisticadas e grandes, o acesso à universidade permite que os alunos possam avançar e crescer. Ambos os prefeitos falaram sobre como foi tão importante ter uma "Universidade Federal" em suas comunidades. A universidade fez com que as crianças e os adultos olhassem para a frente e para o futuro, pois ela realiza mudanças na maneira como eles pensam, operam e trabalham, melhorando, assim,os  serviços prestados à comunidade. Ambas as cidades estão na área onde o gás natural e o petróleo foram descobertos, onde o fosfato é extraído, sendo também uma região agrícola rica... Todos eles percebem que as suas comunidades precisam de ferramentas e recursos para que, quando essas grandes corporações chegarem, os membros da comunidade possam aproveitar essa oportunidade de uma maneira sustentável, para que não estejam completamente dominados por essas pessoas de fora...


4.      O efeito quea universidade teve sobre os sistema de apoio e a família – Agora, a comunidade vê de uma maneira mais profunda o valor da educação, pois muitos de seus membros disseram que os seus filhos podem trabalhar com mais afinco na escola para passarem no vestibular e no ENEM. Essas são pessoas que, provavelmente, devem juntar a taxa de inscrição R$ 45,00 para prestarem o vestibular e registraram-se na universidade! Um casal de estudantes contou como o diretor de um dos polos os ajudou a pagar a taxa para que eles pudessem fazer o teste... É importante ver os pais, que estão concluindo, pela primeira vez, a faculdade e ver a alegria das mães que nunca tinham visto um mouse de computador, e que, agora, são capazes de falar bem, escrever melhor, apresentar-se profissionalmente, e compartilhar informações utilizando ferramentas como o Word, o PPT, etc.

No entanto, todos concordam que o programa precisa de ajustes e isso está melhorando enquanto eu digito esse texto. Jaime desculpou-se pela utilização inicial da tecnologia que não coincidiu com as promessas realizadas e, também, pelos professores que não entenderam o funcionamento do curso a distância, minimizando o potencial, o talento, a cultura e as habilidades dos alunos.

Contudo, podemos ver onde esses polos podem chegar no futuro, com financiamento e mudanças políticas. Eles podem evoluir em um campus próprio ao longo do tempo. Percebemos que essas comunidades realmente nos querem lá. Há mais de 7500 alunos no CEAD. Sem essa oportunidade, esses alunos nunca teriam a possibilidade de se formar na faculdade... Isso é extraordinário, é muito revolucionário, é de uma grandeza ímpar... Por outro lado, perceber o quanto esses alunos, os seus cônjuges e familares nos apreciam levou-me às lágrimas várias vezes. Esse é realmente um trabalho importante! Especialmente para um professor que vem de um país que está fechando todas essas oportunidades para as populações mais necessitadas.



-----

I just returned from visiting two polos (a long 9 hour drive thru Belo Horizonte, across mountains, and rolling plains full of kilometers and kilometers of coffee, wheat, sunflowers, sorghum and sugar cane covered plains).  

I went along with Jaime the director of CEAD, (I had to teach him the term "riding shot gun") who gave three end of program lectures (a tradition that the cohort who is graduating gets one last farewell "aula de despedida" (fare well lesson).  While that was going on, I went over to another classroom, and watched Milton teach in Ouro Preto on the TV with some students...

These took place in very small towns... probably the size of a Yreka or Weed... so far from any university... two groups of pedagogy and one of public administration... the mayors and secretaries of education and local TV showed up to interview everyone and to film the event.

It was very moving. Many of us were brought to tears, by the very, very sweet and humble students, who stood up and expressed their appreciation. Many students told us that at first they were very frustrated by the problems (these are the 1st 4 year long distance students to graduate) that initially occurred (technology, resources, confusion found in any start up).  But overwhelmingly their comments could be categorized by these themes:

  1. Personal growth – that they had never, ever had the opportunity to advance, never had access to the possibilities that the university brought to them.
  2. Autonomy – that at first the formality and organization was strange, very challenging for them, but they have grown, because of the nature of Educação Distância (distance education) taught them that they did not have to rely on anyone but themselves to learn, advance and grow. I think this is extraordinary – it is very Freirean, and to see their own sense of empowerment is really a privilege.
  3. Being able to advance – rural Brasil, is not so different from rural USA – far from sophisticated and big cities, and access to university where students can advance and grow. Both the mayors talked about how it was so important to have a “Universidade Federal” now in their community. It is giving kids and adults something to look forward to, has made changes in how they think, operate, worked and has improved services to the community. Both towns are in the area where natural gas and oil has been discovered, where phosphate is being mined and is in a rich agricultural region… they all see that their communities need the tools so that when these major corporations move it, the community members themselves can  take advantage of the opportunity rather than  be completely swamped by outsiders…
  4. The effect it had on their entire support system / family - Now they see the value in education, many said their kids will be working harder in school to take the vestibular and ENEM. These are people who probably ½ had to scrape together the R$45,00 registration fee to take the vestibular and register for the university. A couple of students told us how the director of the polo herself paid the fee for them to take the test… to see parents of kids who are in high school graduating for the first time in college, mothers who had never seen a computer mouse, able to talk well, write better, present themselves professionally, and share information using tools (PPT, word, etc) is truly amazing. 
Everyone agrees that the program needs tweaking, and it is improving as I type.  Jaime asked for forgiveness for when the technology didn’t match the promise (initially) and for professors who offered courses that did not seem to respect the level, talents, culture and abilities of the students. You can see where these polos might, with future funding, and political changes evolve into their own campuses over time.  The communities really want us there.  There are  over 7500 students in CEAD, who that without this opportunity would never, ever have graduated from college… it is extraordinary, it is very revolutionary, it is huge… and to see how much the students, their spouses and families appreciate it drew me to tears numerous times as well.  This is indeed important work, especially seen  by this professor who comes from a country that is hell bent on dismantling its universities, schools and social services!
 
It is really impressive, and I too have grown so much this semester… new platforms, technologies, frustrations, confusions, tools… Milton was recently named coordinator of the pedagogy programs. As for me, I am content just being the easily confused but beloved foreign professor with the heavy accent who is concentrating on his classes and trying to get over a terrible cold. M is off tomorrow to of all places Melbourne, Australia for 10 days...

Jaime and the UAB-UFOP truck in Lagamar

First Long Distance Administration class to graduate from UFOP!


Comments