Termo de criação de Vila Rica será exposto no Museu da Inconfidência


 Ouro Preto comemorará, no dia 8 de julho, sexta-feira, os 300 anos de elevação a Vila Rica. Em homenagem ao fato, o Termo de criação de Vila Rica, presente no Registro de regimentos, ordens, cartas régias, resoluções e termos (1709 – 1754), será exposto na Sala das Origens do Museu da Inconfidência a partir da data e poderá ser visitado durante todo o mês. A iniciativa é da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Museu. 

O códice pertence ao Arquivo Público Mineiro. Trata-se de um livro manuscrito, com 156 páginas, que integra o fundo da Secretaria de Governo da Capitania, órgão responsável pela expedição, registro e tramitação de toda documentação produzida e recebida pelo Governador da Capitania de Minas Gerais. Uma cerimônia simbólica de elevação dos arraiais à Vila Rica será promovida às 14h30min do dia 8, na sala em que a obra ficará exposta.

O QUÊ: Cerimônia Simbólica de elevação dos arraiais à Vila Rica e exposição do Termo de criação de Vila Rica

QUANDO: A cerimônia Simbólica ocorrerá no dia 8 de julho, às 14h30min. A partir deste momento, a obra estará exposta durante todo o mês.

ONDE: Sala das Origens, no Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139, Ouro Preto – MG)

VISITAÇÃO: De terça a domingo, das 12h às 18h. Venda de ingressos até às 17h30min. No dia 8, a entrada será gratuita para ouro-pretanos.

INFORMAÇÕES: (31) 3551-6023 / 9258-8407 

Comments