Lula viaja para Guatemala e Cuba

Lula viaja para Guatemala e Cuba


CIDADE DA GUATEMALA, 14 Jan 2008 (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta segunda-feira para a Guatemala, onde assistirá à cerimônia de posse do presidente social-democrata Alvaro Colom, e, em seguida, visitará Cuba.

O atual presidente guatemalteco, Oscar Berger, entregará a faixa presidencial a seu sucessor numa cerimônia de pouco mais de duas horas no Teatro Nacional Miguel Angel Asturias, onde Colom se tornará o sétimo presidente da democracia e o sexto eleito pelo povo.

Segundo Lula, Colom é "um homem progressista, que tem compromissos sociais, que já demonstrou interesse em aprender as políticas sociais brasileiras".

Antes de viajar, Lula anunciou sua intenção de se aproximar dos países centro-americanos, a partir de onde espera que os produtos brasileiros tenham um melhor acesso aos Estados Unidos."O Brasil tem uma estratégia de aproxmação com os países da América Central", afirmou Lula em seu programa semanal de rádio.

A aproximação tem por objetivo fazer com que "o Brasil contribua com o desenvolvimento desses países, aumentar nossa balança comercial com eles, para que possamos, produzindo em países da América Central, fazer com que alguns produtos brasileiros cheguem aos Estados Unidos numa situacão melhor, sem a taxação de impostos que tem hoje", explicou.

Depois da Guatemala, Lula viajará para Cuba, onde assegurou que o "Brasil tem interesse em ajudar os cubanos a descobrir se têm petróleo em águas profundas".

Lula se reunirá com Raúl Castro para assinar vários acordos de negócios e cooperação, segundo um comunicado oficial do governo cubano.Durante sua estada na ilha, Lula deve visitar Fidel Castro, seu amigo pessoal, que se encontra afastado da liderança do país há 17 meses devido a problemas de saúde."

A visita irá contribuir para aprofundar as relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países. Vários acordos em áreas de interesse comum serão assinados", assinalou o comunicado, publicado no jornal Granma.

O informe acrescentou ainda que o presidente brasileiro vai realizar conversações oficiais com Raúl Castro e visitará locais de interesse histórico, científico e educacional. A delegação brasileira é formada pelo ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, pelo o ministro de Desenvolvimento, Comércio e Indústrias, Miguel Jorge, da Educação, Fernando Haddad, da Saúde, José Gomes Temporão, pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

O Brasil é o segundo sócio comercial de Cuba na América Latina e o quarto no continente, atrás apenas de Venezuela, Canadá e Estados Unidos. O intercâmbio aumentou de 117,3 milhões de dólares em 2002 para 453,5 em 2006, segundo cifras oficiais.

Lula mantém uma antiga amizade pessoal com Fidel Castro, que entretanto é contra sua iniciativa de fabricar biocombustíveis a partir de alimentos.

Comments